No âmbito da UFCD “Representação de Croquis Técnico” realizei a representação do croquis de uma camisa numa base anatómica, com os devidos pormenores e medidas a partir da imagem de um croquis de uma camisa, realizei também o croquis de umas calças clássicas a partir do croquis apresentado, realizei da mesma forma o croqui de um casaco.
Para a realização do casaco sobretudo foi me fornecida uma fotografia da parte frontal e da parte posterior do casaco, e através da fotografia realizei o croqui do casaco, com a respetivas medidas e pormenores.
Para a realização destes trabalhos tive o apoio do formador para a correção do trabalho durante a sua execução.
Todos os croquis que realizei foram posteriormente passados a tinta numa folha de papel de engenharia, havendo assim uma melhor interpretação da forma apresentada pelo croqui.
Através de uma apresentação de PowerPoint apresentada pelo formador fiquei a conhecer as carateristicas de algumas peças de vestuário.
Relativamente á área de camisaria aprendi a reconhecer vários tipos de camisa, as camisas clássicas que podem ter colarinho inglês ou italiano, a sua aba é redonda e o seu escapulário pode ser cortado ou duplo, as camisas bowling que têm um corte reto e combina cores, as western que são bordadas, as de cowboy cujo padrão do escapulário é diferente do da camisa, a blankete ou lenhador que têm um padrão xadrez carateristico, a camisa havaiana cujo padrão são flores grandes, e a camisa flamenco que têm folhos no malhete.
Aprendi que o colarinho inglês pode ter uma presilha o que faz com que o nó de gravata suba, e que com o uso de smoking ou fraque se deve usar camisas com colarinho inglês ou borboleta, sendo esta ultima uma gola muito pequena ideal para o uso de laço.
Na área de calças verifiquei que as calças vaqueiro se caraterizam por terem cinco bolsos, as jodhpurs que são calças de montar e caraterizam-se por serem largas em cima e estritas em baixos, chegando ao tornozelo, as militar que têm vários bolsos, as jardineiras que têm um peitilho, as cigarrete que seguem a linha do corpo, as otomanas que são largas em cima, com gancho descido e justas no tornozelo, as knickers que são xadrez e pelo meio da perna e as bermudas que são acima do joelho.
Relativamente a casacos aprendi que estes poderiam ser Norfolk que é um casaco de caça, o casaco Mao que se carateriza por ter apenas pé de gola, o casaco militar multibolsos e a sahariana que é um casaco com vários bolsos e que teve a sua origem em viagens no deserto.
Relativamente a casacos clássicos, temos o smoking, o spencer o fraque e o blazer que podem ter dois ou seis botões, os botões de punho destes casacos não podem ser abertos devido á carcela ser costurada, apenas em alfaiataria é que a carcela é aberta, este casaco teve a sua origem na farda da marinha.
Para mim esta UFCD foi bastante importante, já que aprendi a representar os croquis com os respetivos pormenores a partir de exercícios propostos.
Com este módulo aprendi a identificar algumas variantes de camisa, calça e casaco, consoante as suas cateristicas.
As imagens dos trabalhos realizados e das peças apresentadas encontram-se na área galeria de fotos.
Aguardo aprovação do formador.