No âmbito da UFCD 2286 – Princípios Básicos de Qualidade, aprendi que a gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos e serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes.
Desta forma, a gestão da qualidade não implica a adoção de alguma certificação, porém, envolve sempre a existência de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade, que podem e devem ser observados por qualquer organização.
Estes são a focalização no cliente, pois qualquer organização tem como motivo da sua existência a satisfação de determinada necessidade do seu cliente, seja com a oferta de um produto ou serviço, devemos sempre procurar a satisfação das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras, tentado sempre ultrapassar as expetativas do cliente, a liderança que cabe aos líderes de uma organização, criando e mantendo um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem as suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização, o envolvimento das pessoas, sendo que toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização, a abordagem por processos que permite uma visão sistémica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados, a abordagem sistemática na gestão da qualidade, permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo, a melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e excedendo as suas expectativas, a abordagem factual para a tomada de decisões, todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem ser tomadas com base em factos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento, os benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.
A garantia da qualidade, o controlo estatistico e a inspeção valorizam principalmente os clientes e a sua satisfação, como fator de preservação e ampliação da participação no mercado, a gestão da qualidade implica a aplicação da qualidade em todas as áreas de trabalho, tais como vendas, finanças, compras e todas as atividades não ligadas á produção diretamente.
Para se atingir os padrões de qualidade devemos criar meios para atingir os resultados obtidos, rever as metas de qualidade e compará-las ás da concorrência, treinar os gerentes nos principios da gestão da qualidade, cada empresa deve englobar os objetivos da qualidade.
O documento mais importante para a determinação da qualidade é a Norma NP EN ISO 9001/2000, que determina os sistema de gestão da qualidade e os seus objetivos, a politica de qualidade, o manual de qualidade e os procedimentos.
A certificação de uma empresa, consiste no reconhecimento formal por um Organismo de Certificação - entidade externa independente e preferencialmente acreditada no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ) - após a realização de uma auditoria, de que essa organização dispõe de um sistema de gestão implementado que cumpre as Normas aplicáveis, dando lugar à emissão de um certificado.
Os custos da qualidade são os que são realizados para impedir a existência de falhas, ou para as corrigir antes da entrega ao cliente.
Realizei organigramas para organização de três empresas.
Aguardo a aprovação do formador