Visita ao "Atelier des Créateurs
No dia 13 de Fevereiro visitei o atelier de alfaiataria Atelier des Créateurs”.
Este atelier está dividido em 4 pisos, onde se encontram diferentes áreas, no rés-do-chão visitei o armazém de matérias-primas onde estão organizados todos os tecidos por cores, e onde fiquei a saber que a matéria-prima mais usada para a realização de uma peça é a fazenda de lã, usando-se no Verão as mais frescas e no Inverno as mais quentes.
Junto ao armazém encontrei a área de modelação por CAD e a área de corte, nesta área o corte dos componentes é feita por um sistemas de cabeças de corte com lâminas circulares , diminuindo o desperdício de tecido.
Após o corte dos componentes estes são organizados, e colocadas as telas onde necessário.
Seguidamente visitei as secções onde são realizados os casacos, as calças e os coletes, nestas áreas verifiquei que cada funcionário tem a sua função, e são locais com uma grande organização, os cones de linhas estão organizados por cores e dentro da mesma cor do mais claro para o mais escuro.
Verifiquei que havia funcionários que trabalhavam manualmente, a alinhavar os tecidos, a coser os botões, para um maior reforço e também maior qualidade, em alguns casacos as casas são também costuradas à mão, para uma apresentação de maior qualidade, a coser entretelas e reforços de entretelas para serem colocados no interior dos casacos, os alinhavos são também retirados manualmente.
Os trabalhos á máquina incluíam a união das peças, a costura dos forros (antes da costura do forro, são cortados os excedentes de tela e entretela) e dos bolsos, sendo que este atelier dispõem de uma máquina de costura preparada para a realização de bolsos de vivo, máquinas de mosquear para costurar os locais da peça onde se realiza uma maior pressão, tais como nos cantos dos bolsos, nas presilhas das calças e nos fechos.
Alguns casacos são realizados sem forro, o que implica um maior cuidado na sua realização, aprendi também que cada casaco é constituído por mais de duzentos componentes.
Existe uma ficha que acompanha a peça do inicio ao fim e em que cada funcionário assina relativamente ao que realizou na peça, podendo assim saber-se quando ocorreu um erro na peça quem o responsável pelo erro.
Além de modelação realizada por CAD, existe também modelistas a trabalhar manualmente e no terceiro andar encontramo-las e também suportes com bastantes moldes cada um identificado relativamente á peça em questão.
Este atelier trabalha em série para algumas marcas estrangeiras, mas realiza também trabalho por medida, junto ao atelier de modelação encontram-se várias peças, que cada cliente pode experimentar, esta peça é ajustada ás medidas do cliente e assim é realizada uma peça adaptada á medida do cliente, fazendo assim com que cada peça seja única.
No último andar visitei a sala de show room onde são apresentados vários fatos, e onde cada cliente poderá apreciar o trabalho realizado, este atelier exporta a maioria do seu trabalho.
Aguardo aprovação da formadora