No âmbito da UFCD “Interpretação de Croquis Técnico”  ministrada pelo formador Victor Gonçalves e com a duração de 25 horas, realizei uma base anatómica com o apoio do formador a partir de uma tabela de medidas, a realização desta base anatómica, foi para mim bastante difícil, já que não sabia como trabalhar corretamente com os instrumentos didáticos, o que me “obrigou” a refazer a base, e consequentemente aprendi a construí-la corretamente, esta embora seja feita á escala de 1/8, deu-me a ideia de como representar corretamente as proporções do corpo humano.

Através do manual fornecido pelo formador, aprendi o código visual de representação dos elementos que constituem o croquis técnico de uma peça, a cada traço deve corresponder um código objetivo, pois o mais pequeno erro pode levar a uma má interpretação e a construção errada do modelo.

Esta aprendizagem será bastante útil, para a realização da modelação da peça e consequente confeção desta, sem este código não é possível saber como realizar correctamente uma peça de vestuário.

Aprendi que uma ilustração é um desenho criado para mostrar uma ideia geral da peça que será realizada, apenas mostrando volumes e comprimentos, a partir de uma ilustração podemos realizar o croqui da peça, isto é, desenhar á escala a peça, mostrando todos os seus pormenores, que posteriormente serão interpretados pela modelista, para preparação dos moldes da peça em tamanho real.

A partir de um molde, uma tabela de medidas e ajuda do formador realizei a representação de um rebuço clássico e de um rebuço de trespasse de um casaco, verificando que visualmente são muito diferentes, verifiquei que o rebuço clássico é mais longo e largo do que o de trespasse, e inclusive no rebuço clássico o casaco permite abotoar dois botões, enquanto no casaco com rebuço de trespasse temos seis botões, todos paralelos, sendo que apenas podemos abotoar quatro.

A partir de um molde, uma tabela de medidas e ajuda do formador realizei a representação dos três principais modelos de colarinhos, o colarinho inglês, que é fechado, de tamanho intermédio e ideal para o uso de gravata com nó de gravata normal, o colarinho italiano que é curto e largo, onde o mais aconselhável será o uso de lenço, laço ou gravata mas o nó terá de ser mais largo, e o colarinho americano que tem uma largura média e a colocação de um botão em cada canto do colarinho, este colarinho é uma conjugação dos outros dois, neste tipo de colarinho o mais aconselhável será o uso de uma gravata com um nó de gravata de largura idêntica á do colarinho inglês.

A representação destes colarinhos tem uma utilidade prática muito elevada, com a ideia do tipo de colarinhos que existem podemos aconselhar os clientes em relação ao mais adequado ao gosto e uso de adereços usados pelo cliente, sejam eles gravata, lenço, laço, ou não usar nenhum.

Representei camisas justas e largas no corpo, o que me permitiu saber visualmente qual o seu fitting no corpo, verificando que dependendo da pessoa, pode ser mais favorável a camisa mais justa ou a mais larga, com fatos clássicos as camisas usadas são as mais largas, dando assim maior conforto a quem a usa.

Realizei uma representação de duas variantes de calças, as que são de cinta descida e justas ao corpo normalmente usado em calça de ganga ou desportivas, e as largas no corpo que são as usadas em roupa clássica de homem.

Visitei os sites que me foram indicados pelo formador relativamente a alfaiates e á área de moda em geral, que foi muito gratificante, para conhecer as novas tendências de moda apresentadas pelos designers nacionais e internacionais, é fantástica a variedade de designs diferentes que são apresentados. Para mim tornou-se importante verificar que a partir de uma tendência de moda as interpretações dos criadores são completamente diferentes.

Para mim esta UFCD foi bastante importante, já que aprendi a interpretar os croquis a partir de exercícios propostos e a saber o significado de cada pormenor representado nas peças, esta unidade é a base para a modelação e para a confeção.

No futuro, no trabalho como alfaiate, a partir dos conhecimentos que obtive poderei ajudar o cliente na escolha do modelo de fato, calça ou camisa que mais se adequa a si.

As imagens dos trabalhos realizados encontram-se na área galeria de fotos.

Aguardo aprovação do formador.