Breve História da Alfaiataria
No âmbito da UFCD “Breve História da Alfaiataria” abordamos o seguinte tema, “ A moda masculina ao longo dos séculos”.
Relativamente a este tema, gostei de todas as épocas apresentadas pois cada uma apresentava uma forma diferente de vestuário, e que a forma como cada pessoa se vestia marcava a sua época, e indicava também qual o seu estatuto social.
Algo que para mim se tornou bastante curioso foi o fato de no período Gótico a moda ser criada pelos pintores, já que estes podiam pintar o retrato do cliente com uma roupa diferente da que este usava, tornando assim os pintores nos primeiros “designers”.
Todos os temas abordados foram importantes, para o conhecimento da evolução da moda até aos nossos dias, podemos inclusivé nos inspirar nestes modelos para criar uma nova coleção de peças.
Embora todas as épocas tenham sido importantes, a época que mais gostei foi a dada entre o século XIX e o século XX, pela forma como o homem se vestia usando bastante a roupa de estilo clássico, sendo um verdadeiro gentelman, devido a ter gostado preferencialmente do vestuário usado nestes séculos procurei em sites visualizar roupas e acessórios masculinos alusivos a este período da história.
Nas aulas visionamos o filme “Marie Antoinette” o que me deu uma perspetiva de como seria variado o guarda-roupa no século XVIII, a formadora Ana forneceu-nos também duas sebentas, uma relativa á “História da Alfaiataria” e outra relativa a “Vestuário Clássico Masculino”, o que nos virá a ser muito útil quer durante o curso, quer mesmo em contexto de trabalho, pois desta forma sabemos, quais as peças clássicas de vestuário, e o nome de determinadas peças usando um vocabulário mais correto.
Em relação a Breve História da Alfaiataria para mim foi uma unidade muito útil, já que com ela aprendemos a história da moda masculina desde o século XIII até ao século XX, podemos também aprender qual a constituição de uma peça e quais as características que a definem.
Após finalizar o curso a minha intenção seria integrar o curso universitário de design de figurino e esta unidade de formação ofereceu-me bases para conhecer vestuário e acessórios que até aí me eram desconhecidos, para mim foi uma unidade bastante útil.
Aguardo aprovação da formadora